Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
VIAGENS DE ANTONIO MIRANDA PELO MUNDO

Catedral Metropolitana -  Foto: gettyimages 

 

CIUDAD DE MÉXICO
21-09- 2003  —  27-09-2003

 

Foi difícil garantir a viagem para o Encontro de pesquisadores do CUIB (Centro Universitário de Investigaciones Bibliotecológicas) da Universidad Autónoma do México. A UnB assinou um convênio com a UNAM para a realização de pesquisas conjuntas e troca de professores, correspondendo a cada parte signatária patrocinar as passagens aéreas de seus pesquisadores e oferecer alojamento e diárias para os visitantes.
No ano passado eu deveria ter ido à Cidade do México para proferir uma conferência inaugural de um simpósio sobre a Sociedade da Informação, mas a Universidade de Brasília alegou falta de recursos. O mesmo aconteceu este ano apesar dos argumentos justificando a viagem, além de apresentar o texto da palestra a ser proferida.  Outra vez, o motivo da negativa foi a absoluta falta de verbas... Por sorte, a UNAM arcou com todos os gastos.

O itinerário incluía uma escala no aeroporto de Guarulhos mas o voo de Brasília, da VARIG, chegou atrasado e perdi a conexão com a empresa AEROMEXICO. A Varig, que anda quebrada, parece ter adorado o inconveniente e levou-me para um grande hotel em Guarulhos — o Mercure — e só foi possível viajar na manhã do dia seguinte.
São mais de 8 horas de voo.
Hospedei-me no mesmo 3 estrelas de sempre — o Roosevelt, na avenida Insurgentes Sur, sem muito conforto mas bastante bem localizado. Como era dia livre — segunda-feira, 22 de agosto— aproveitei para ir a Zócalo, visitar a gigantesca Catedral Zócalo e para dar uma olhada nas lojas e nas livrarias.

Havia poucos convidados estrangeiros — da Espanha e da Argentina, ao contrário dos anos anteriores, quando contavam com o apoio da regional da UNESCO. 
A representante da Argentina — Susana Romanos de Tiratel, é uma colega frequente em outros eventos regionais.
Além da apresentação do texto, com o apoio do power-point, que teve uma ótica recepção, também fui convidado por minha amiga Margarita Almada de Ascencio para duas sessões de um grupo fechado de discussão da questão da interdisciplinariedade /interdisciplinariedade, com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Fui convidado também para elegantes e excelentes almoços, em restaurantes de renome, pelos amigos Adolfo Rodrigues e Margarita Almada de Ascencio.  Momentos muito agradáveis.
Não houve tempo para visitas a lugares turísticos. Na sexta-feira, no entanto, voltei aos viveiros de Coyoacan em busca de cactus e suculentas. Não havia muita coisa ou, melhor, não encontrei minhas novidades almejadas... Exceção de alguns exemplares, a preços elevados, de poucas plantas de real interesse. Mas consegui duas mudas de Henequen — o Agave fourcroydes, uma planta do jardim do meu amigo Adolfo Rodriguez.

 

O ponto alto da viagem — além da conferência no CUIB — foi o encontro com o poeta José Angel Leyva (Alvarado), um dos editores da prestigiosa revista de poesia ALFORJA.
Convidou-me para um almoço no restaurante El Sheik, de excelente comida árabe, no bairro de Coyoacan. Veio com duas colaboradoras, responsáveis pela editoração da revista.
Levei 7 dos meus últimos livros para a ocasião:   a 10ª. edição de Tu país está feliz; Horizonte Cerrado; Brasil-Brasis; Canto Brasília; Manucho e o Labirinto, além das duas obras que acabam de sair dagráfica: Perversos e A Senhora Diretora e outros contos.
Ficaram bem impressionados com a qualidade gráfica das edições e o Leyva já conhecia o Grupo Rajatabla, que já andou pelo México, em várias oportunidades.

Depois saimos a andar pelo parque de Coyoacán, conversando sobre poesia e literatura. Iniciamos uma entrevista sobre as minhas atividades e concepções poéticas para uma série eu ele vem editando — a VERSO CONVERSO, em que poetas entrevistam os mais importantes poetas ibero-americanos. Vamos continuar o diálogo pela Internet.
Também conversamos sobre a possibilidade da editora Thesaurus publicar uma antologia de poesia mexicana contemporânea.


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar